As intervenções psicomotoras em crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista
- Cristiane Souza

- há 8 horas
- 1 min de leitura

As intervenções psicomotoras mais efetivas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são aquelas que focam no desenvolvimento integrado da coordenação motora, equilíbrio, percepção corporal e habilidades sociais.
Programas que incluem treino de equilíbrio e controle postural demonstram significativas melhorias na proficiência motora, como coordenação bilateral, agilidade e velocidade.
Atividades lúdicas com jogos, brinquedos e estímulos sensoriais variados (formas, odores, sons) favorecem a organização espacial, o esquema corporal e a motricidade global.
Além disso, jogos cooperativos promovem interação social, respeito ao turno, empatia e comunicação, essenciais para inclusão social.
Esses métodos também auxiliam na redução de comportamentos estereotipados, estimulando a exploração do ambiente com maior autonomia.
Intervenções psicomotoras personalizadas, respeitando as necessidades individuais da criança, contribuem para seu desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional, promovendo qualidade de vida e inclusão efetiva.
Agende agora mesmo um horário conosco pelo formulário de contato do site
%20(6).png)




Comentários